top of page
  • Foto do escritor@solangepalma

Alho-Poró é saudável chique

Como já disse, vou citar algumas vezes a da Dra. Juliana Gabriel, médica edócrinologista e vegana e irão me perguntar se eu também optei por esta filosofia de vida. Minha resposta é não, porém como eu também já disse,estou sempre buscando aprender mais sobre alimentação, adquirir hábitos melhores e explorar o máximo dos alimentos. Mesmo porque vocês já devem ter lido sobre minha compulsão por doces em post anterior e por isto mesmo preciso fazer uma compensação com uma boa alimentação diária.

O alho poró, palavras da doutora, “é amor”(lembra desta expressão? Quer dizer pleno em funcionalidade, que só faz bem), ele tem várias vitaminas como A, C e complexo B e diversos sais minerais como fósforo, ferro, cálcio e potássio. Também é possível encontrar no alho-poró uma substância chamada alicina que ajuda a melhorar o sistema imune, reduz as taxas de colesterol e tem ação anti-inflamatória. Esse alimento também consegue concentrar altas quantidades de flavonoides, poderosos antioxidantes que também possuem ação anti-inflamatória e antibacteriana.

Também é rico em fibras, melhora a digestão e fornece saciedade. Díurético, ajuda eliminar toxinas e possui baixo índice calórico,ótimo para dietas.

E como se tudo isto não bastasse ele confere uma certa elegância nas receitas mais simples.

Sem dúvidas, a melhor maneira de manter as propriedades benéficas do alho-poró é consumir cru. Caso você não goste dessa maneira, pode cozinhar um pouco, no vapor, ou assar até que fique “al dente”. O ideal é que ele seja consumido de forma imediata porque existem algumas substâncias com alta volatilidade, ou seja, evaporam rapidamente. Ele pode fazer parte de saladas, patês e até mesmo do arroz de todo dia. Ele deve ser armazenado na geladeira por, no máximo, de 3 a 5 dias.Como vê, não é difícil ir incluindo bons alimentos e transformando a refeição em algo, além de prazeroso, saudável.

Fonte:

Dra. Juliana Gabriel 

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page