top of page
  • Foto do escritor@solangepalma

Dicas do Lúcio #winetips

Estou adorando compartilhar estes posts com dicas sobre vinhos do meu amigo José Lúcio Natali e como ele mesmo diz, ao contrário do amor, a relação com vinhos deve ser totalmente infiel, ou seja, procure não ficar sempre na mesma uva, ou no mesmo produtor, ou região. Arrisque-se em novas aventuras e descubra uma infinidade de prazeres.

“Guardar vinhos deitados só tem um motivo: molhar a rolha para que ela se expanda e se adapte perfeitamente às imperfeições da parte interna do gargalo da garrafa de vinho.

Portanto, se a tampa do vinho não é de cortiça, mas de rosca (corkscrew), o vinho pode ser guardado em pé, muitas vezes economizando espaço na sua adega ou armário.

E os espumantes, todos, podem também ser guardados com a garrafa em pé. Aliás, esta história de “vinho quanto mais velho melhor” não vale para a grande maioria dos espumantes. Comprou, descansou uma semana na sua casa, já pode abrir.

Falando em espumantes, vale a pena experimentar a linha BOSSA, tanto o brut como o prosecco, ideais para um happy hour com os amigos, acompanhando torradinhas e patês.

Outra dica talvez mais apropriada para esta época.

O vinho ideal para acompanhar bacalhau é o vinho verde.

Estes são vinhos produzidos em Portugal, na região do Minho, com paisagem exuberante e verde de suas plantas, e daí o VERDE.

A uva mais emblemática da região é a Alvarinho (que na Espanha é Albarinho), além da Loureiro.

São vinhos frescos e acompanham todas as preparações de peixes como o bacalhau.

O enólogo Anselmo Mendes faz, sem dúvida, os melhores Alvarinhos de Portugal na zona de Monção, tendo sido reconhecido como “Enólogo do Ano” pela Revista de Vinhos em 1997. “

José Lúcio Natali

Decanter Campinas

(19)9.9304.0554

(19)3255.6585

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page