@solangepalma
Festivais de Jazz e Blues #lugarzinhos
Estou me preparando para ir neste domingo, 12 de março, ao festival de Blues em Andradas, sul de Minas. O “Blues na Montanha” no Pico do Gavião.
Serão duas Bandas, das 11h às 15h quem toca é a Tom Sem Freio, a partir das 15h até o pôr do sol o som é por conta de Ivan Marcio Harmônica Show & Roger Gutierrez, com duelo de gaitas ao pôr do sol com Luciano Boca. E estou me preparando para o visual fantástico do local, baseada nas fotos e vídeos que andei buscando.

Em se tratando de música o jazz e o blues são muito charmosos e, coincidência ou não, os locais em que se escolhem para fazer os festivais desses dois gêneros musicais são também uma graça!
E em todo o mundo parece haver um padrão. Por exemplo, o Montreux Jazz Festival, em plena Riviera Suíça, uma das paisagens turísticas mais belas da Europa. CPH Jazz Festival, que usa vários locais de uma das cidades mais lindas e descoladas da Escandinávia como palco para músicos de muito talento. Notodden Blues e as belíssimas paisagens de Notodden, que alternavam entre montanhas maravilhosas, litoral e fjordes.
Aqui também temos ricas e estonteantes paisagens e não poderia ser diferente. Os festivais são charmosos.
Uma mostra de alguns festivais de blues imperdíveis no Brasil, para você ter como ponto de partida para explorar o gênero e os destinos nacionais.
Bourbon Festival Paraty
Festival Internacional de jazz / blues / r&b / soul, consolidado como um dos mais importantes festivais de música do Brasil, o Bourbon Festival Paraty chega este ano à sua 9ª edição.
Nas edições anteriores, mais de 150 mil pessoas puderam desfrutar momentos inesquecíveis, em shows memoráveis em um dos cenários mais paradisíacos do Brasil. Paraty- RJ

O festival acontece desde 1999 e já teve a presença de grandes nomes do blues nacional, como Maurício Saad, Blues Etílicos, Corrente Sanguínea, Rodrigo Nésio, Washington Negão, Big Joe Manfra, Jefferson Gonçalves, Rodica Blues, Blues Power, Mojo Society, Big Gilson, Beale Street , Celso Blues Boy, Irmandade do Blues, Arthur Menezes, Adriano Grineberg, entre outros. Conceição de Ibitipoca, Minas Gerais.
Agosto, Tudo é Jazz.
Ouro Preto é certamente uma das cidades históricas mais conhecidas de Minas Gerais, querida por todos que passam por lá. A cidade respira cultura, com riqueza de manifestações, ar de cidade universitária com frescor de ideias e belíssimas paisagens entre as montanhas e chapadas da região. Tudo é Jazz é um dos eventos de jazz e blues mais tradicionais do Brasil e chega a sua 13a edição esse ano.
O evento é gratuito e algumas atividades precisam de reserva de ingresso antecipada, como os workshops ( você pode checar mais informações no site do evento). Há também cortejos e apresentações pontuais em toda a cidade. Tudo vira Jazz nas ladeiras em que nomes importantes da música já passaram, como Ray Moore, Gonzalo Rubalca, Pedro Aznar, Kaki King, John Pizzarelli Trio, Steve Coleman & The Mystic Rhythm Society, Jon Hendricks, Milton Nascimento & Banda, Wayne Shorter & Ron Carter e muitos outros.
Outubro, Ilhabela In Jazz.
O arquipélago de Ilhabela costuma ser palco de muita música de qualidade geralmente em outubro, ainda não encontrei programação deste ano , na Vila, centro histórico do município.
O evento se consolidou como um dos principais festivais do país. À beira-mar, em uma área totalmente coberta, mesas e cadeiras estão à disposição da plateia e garçons prestam atendimento de primeira qualidade. Ilhabela – SP
Acontece em Novembro, Mississipp Delta Blues Festival
Caxias do Sul tem um monte de coisas a oferecer, e o Mississipp Delta Blues Festival contribui para que você possa disfrutar de todas elas. O festival acontece no início da noie e está bem no centro da cidade. Assim, fica facil turistar pelos diversos pontos de visitação, como museus, igrejas, charmosos cafés e casas culturais.Ainda é possível fazer visitas à uma vinícula. Com atrações nacionais e internacionais, o MDBF se tornou um dos festivais mais importantes do gênero, no Brasil e também lá fora. Este ano o evento contará com atrações como Xime Monzon, Whitney Shai, Terry Harmonica Bean, Zora Young, Rip Lee Pryor, Bob Stroger e outros.
Também em Novembro, Blues na praia em Rio das Ostras.
É um dos maiores festivais do gênero na América Latina e é considerado pela crítica especializada como um dos mais importantes no Brasil. O festival acontece com apoio do governo e é gratuito. Além disso, ele acontece em meio ao Balneário do Rio das Ostras, com várias praias e paisagens litorâneas entorpecentes. Tudo isso a apenas 170 km do Rio de Janeiro. O festival acontece em três palcos, espalhados pela cidade em locais de muito charme: a lagoa de Iriry, Costazul e Praça São Pedro.
São mais de 60 horas de boa música, divididas em 4 dias de evento onde os nomes mais importantes da cena Blues e Jazz internacional estão presentes. Esse ano o festival chegou à 13 edição, contando com nomes como Robben Ford, considerado um dos melhores guitarristas da atualidade, Hoy Hargrove, vencedor de dois Grammy Awards, Omar Hakim, Icognito Band, Matt Schofield, Carolyn Wonderland, Dwayne Dopsie, Artur Menezes, Gabriel Grossi e grupo Segundo Set.
#Lifestyle #musica #blues #blogsolangepalma #40 #lugarzinhos #jazz