top of page
  • Foto do escritor@solangepalma

Funcional: Equilíbrio 40+



Nos últimos tempos muito se fala em treino funcional, sua eficácia, benefícios e tudo mais. Ávidos por melhores resultado, performance e condicionamento, todos nós ficamos muito tendentes a inserir a prática.


Mas o que é bem o treino funcional? Perguntei-me, uma vez que eu mesma iniciei nesta semana uma consultoria com o professor Roberto Nogueira e expliquei a ele que sou o tipo de pessoa com pouco tempo, pouca vontade e muita preguiça.


Bem, acho que são perguntas frequentes hoje em dia e , certamente, são inúmeras as respostas infundadas deixando lacunas em nossas mentes fazendo com que nós sejamos bombardeados de exercícios sem saber o mecanismo do corpo humano para se  estar fazendo aquilo.


Então vou tentar explicar a vocês o que, no meu entender, é um treino funcional. Ele caracteriza-se por trabalhar capacidades físicas (agilidade, velocidade, potência e equilíbrio, flexibilidade, força e equilíbrio).


O conceito sempre será “FUNÇÃO, movimentar-se bem, ser equilibrado, ser simétrico para podermos sempre executar com maestria as tarefas exigidas no dia dia. Em um post recente, que inclusive compartilhei minha receita de pão sem glúten, falei sobre o envelhecimento com qualidade, pois nos dias de hoje, repito, podemos chegar facilmente aos 90 anos, porém: Como queremos envelhecer?


Nos dias atuais a beleza é cada vez mais valorizada, não só no âmbito social, mas no profissional também e esta indústria, a da beleza, é a que mais cresce no mercado seguidamente todos os anos.

Envelhecer após os 40 anos com equilíbrio, mobilidade, agilidade e  com saúde para continuar a fazer tudo que faz até hoje é o que queremos.


A principal diferença em relação à musculação tradicional é trabalhar os músculos de forma integrada, e não isolada,  porque é assim que eles são exigidos na vida real.


São utilizados os padrões fundamentais do movimento humano, como empurrar, puxar, agachar, girar e lançar. O resultado é um corpo equilibrado, forte (mas não necessariamente musculoso), pronto para enfrentar desafios e resistente a lesões.


O treino promete barriga zerada sem sofrimento, musculatura firme, enxugamento da gordura, nada de tédio e o melhor de tudo, para as mulheres, um corpo feminino. Acho que está na hora de rever seus conceitos e quebrar paradigmas em relação aos seus treinamentos.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page