top of page
  • Foto do escritor@solangepalma

Guararema #lugarzinhos

A proximidade com a capital paulista, o clima interiorano e o contato com a natureza conquistam o turista que vai a Guararema.

O verde é exuberante  e os  gastos com passeios dentro da cidade são baixos, já que muitos atrativos são livres da cobrança de taxa de entrada.

Quem opta pelo tradicional passeio na região central e a vista para o Rio Paraíba do Sul não precisa nem se locomover de carro. 

47b799_bf1ce03f2a144904afce87b689952a30-mv2

Basta estacionar o veículo e caminhar entre o Recanto do Américo, também conhecido como Pau D’Alho, e o Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Melo, onde fica o Centro Artesanal Dona Nenê.

Embora a cidade conte com uma rede hoteleira formada por nove hotéis e pousadas,  a escolha da maioria dos grupos que movimentam o turismo na cidade é o ‘bate-volta” .

Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Melo está localizado na área central de Guararema e é interligado à Praça Nove de Julho pela Travessia Dona Victória e Pátio Zé da Bala. O parque abriga o Centro Artesanal Dona Nenê, onde o turista pode conferir a venda de artesanato. Por lá, também é possível conferir atrações culturais.

A área tem um espaço amplo e é cercada de bancos e gramados conservados. Ambiente propício para lazer, compras e descanso.

A poucos metros do Parque tem a Ilha Grande ,  muito usado para a prática de esportes, como caminhada e corrida e ideal para o contato com a natureza.

Enquanto se caminha pelas pequenas trilhas da Ilha Grande é possível ver o Rio Paraíba do Sul entre as árvores que cercam o espaço. O contraste fica por conta do ambiente calmo formado pelas árvores e a correnteza do Paraíba do Sul.

A área é preservada com espécies nativas de árvores e também é reduto de animais, como capivaras e esquilos. As famílias de capivaras são vistas com frequência pelos turistas que passam pelo local. Os animais têm o costume de tomar sol no leito do rio.

Além de trilhas, jardins e playground, a Ilha Grande conta com o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), espaço destinado a debates e aprendizado sobre assuntos relacionados ao meio ambiente.

O Recanto do Américo – Pau D’Alho é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade. Está localizado às margens do Rio Paraíba do Sul e é considerado o cartão-postal do município. Isso porque é no Recanto do Américo que fica o Pau D’Alho, exemplar bicentenário da árvore que dá nome à cidade:

Guararema vem do tupi guarani e significa Pau D’Alho. Quem se aproxima da árvore que tem 33 metros de altura sente um cheiro característico de alho.

Como em toda boa cidadezinha do interior você encontrará muitas opções de doces e conservas para degustar e comprar.

Fica mais uma dica de lugarzinho que você pode visitar, passear e relaxar em um dia ou um final de semana.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page