top of page
  • Foto do escritor@solangepalma

Holambra - SP

Atualizado: 29 de abr. de 2020



Holambra no interior do estado de São Paulo e microrregião de Campinas, recebeu este nome da junção de Holanda, América e Brasil, em virtude da colônia neerlandesa que se firmou na antiga fazenda Ribeirão.


Com destaque por ter o 61° índice de qualidade de vida do Brasil e por ter o melhor índice de segurança do país. Considerada oficialmente uma estância turística e anualmente promove a maior exposição de flores da América Latina: a Expoflora.


Antecedendo a chegada da primavera a pequena cidade transforma-se explodindo em cores contrastando com o céu azul bem característico da época. A mostra já tornou-se roteiro tradicional de muitos e a cada ano recebe mais visitantes. Mas não é só de Expoflora que vive Holambra, este lugarzinho já virou roteiro certo de quem busca boa gastronomia aliada a uma bela paisagem e lugar tranquilo.


Para começar bem o dia um café da manhã na confeitaria Martin Holandeza, reconhecida por sua qualidade e pioneirismo oferece doces típicos holandeses, pannekoek, pratos tipicos holandeses e o melhor da culinária contemporânea. Nos últimos anos passou a ser rota oficial dos passeios de motociclistas da região, que transformam a parada em um desfile de belas motocicletas.


Após o café da manhã você pode visitar o mercado de flores, passear pela encantadora cidade, fazer compras de artesanatos e produtos locais. Fazer fotos pela cidade é praticamente obrigatório. O Moinho Holandês, chamado Povos Unidos, com seus 38,5 metros de altura (9 andares)e pesando mais de 90 toneladas, é o maior moinho da América Latina. Foi construído em 2008 de acordo com os moinhos na província Holanda do Sule é uma réplica fiel de um tradicional moinho holandês moedor de grãos, e conta com pás de 25 metros de comprimento.


O Museu Histórico e Cultural de Holambra expõe a história da imigração neerlandesa em através de um acervo de duas mil fotos antigas de Holambra e de máquinas agrícolas utilizadas pelos imigrantes no passado. Conta também com um restaurante onde pode-se almoçar durante o dia e petiscar a noite no período da Expoflora.


O Roteiro Gastronômico de Holambra foi desenvolvido para proporcionar experiências inesquecíveis que só podem ser vivenciadas em Holambra. Uma gastronomia fina, internacional, com todo charme da cultura holandesa, com sabores, cores e aromas encantadores. A cidade convida seus visitantes a experimentar mais uma tradição turística, os sabores de Holambra, através do Roteiro Gastronômico composto por 13 estabelecimentos entre restaurantes, choperias, cafés e confeitarias. As mais variadas opções da cozinha holandesa, indonésia, árabe, italiana e brasileira em um único e completo “menu” desenvolvido para agradar os paladares mais exigentes.

Você pode retirar o fôlder do Roteiro Gastronômico no Portal Turístico de entrada da cidade ou no Moinho Povos Unidos.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page