top of page
  • Foto do escritor@solangepalma

Metabolismo depois dos 40



Após os 40 anos, as mulheres já ficam mais preocupadas, pois consideram que nesta  idade o metabolismo, torna-se um sabotador de dietas e controle de peso. E por mais que a pessoa feche a boca, aqueles quilinhos a mais não vão embora com a mesma facilidade que antes e o que é pior, há a perda da massa muscular.


O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, alimentação e prática de exercícios. Alguns desses fatores são inalteráveis, porém há outros que podemos modificar e trabalhar para que o nosso metabolismo não diminua.


Porém, é importante entender que no nosso corpo não há um calendário preciso. As alterações acontecem gradativamente ao longo do tempo, que nos recusamos ver até os 40 anos. Por ser um marco em nossas vida, a entrada nos “enta”, é somente a partir dai é que passamos a encarar mais atentamente o espelho. Mas tudo veio ocorrendo aos poucos.


Nosso  metabolismo em repouso, ou metabolismo basal,  fica mais lento com a idade. Por exemplo: uma mulher que pesa 65 kg e mede 1,65 metros, necessita :

30 anos 1873 kcal/dia

40 anos 1813 kcal/dia

50 anos 1753 kcal/dia


Entretanto o que fazemos é continuar nos alimentando da mesma forma e quantidade e o que é pior, diminuímos a atividade física. Nos tornamos preguiçosos .


Se você pensa que eu sou o tipo de pessoa que passa o dia todo na academia engana-se.Tenho um trabalho em tempo integral, da 08:00h as 17:30h de segunda a sexta, além do blog. Meu filho já não é pequeno, mas tenho a casa que administro e família. Tenho muitos amigos queridos e tento cumprir todos os meus compromissos e venho tentando conciliar tudo com atividades físicas e dieta.


Sim, a dieta!!! Não há como escapar, mas dá para conviver com ela. E vamos esclarecer que não me refiro a dieta para perda de peso! Então eu te convido a me acompanhar neste programa de um estilho de vida melhor, voltado para a mulher 40+, onde compartilho minhas experiências com atividade física, dieta e modulação hormonal.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page