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Ovo, a Melhor Fonte de Proteína

Afinal, o ovo faz bem ou mal à saúde?

Esta não é uma resposta simples, já que ele é um dos alimentos mais polêmicos que existem, e ao longo dos anos foi condenado e absolvido inúmeras vezes por diferentes estudos e pesquisas, principalmente por sua associação constante com o colesterol.

Apesar da má fama, descobertas recentes mostraram que o ovo é, na verdade, um alimento extremamente saudável, e a melhor fonte de proteína natural que existe.

Exceto em alguns casos específicos, não há motivo para se preocupar com o colesterol alto, e podemos aproveitar sem medo todos os benefícios que o ovo tem a oferecer para a nossa nutrição e saúde.

Eu particularmente adoro o ovo, de todas as formas, salgados e doces, afinal descendo de portugueses.

E reproduzindo as palavras do Salomão Shwartzman, “quero uma indenização por todos os ovos fritos que deixei de comer por tantos anos” !

Mas que tal ver os benefícios desta pepita de ouro?

O ovo é considerado uma fonte de proteína quase perfeita, sendo uma das melhores e mais completas que existem. Ele possui a combinação ideal de aminoácidos essenciais para o desenvolvimento do organismo.

É riquíssimo nutricionalmente, e possui inúmeras vitaminas e minerais em sua composição, como a vitamina A, B2, B5, B6 e B12, além de ferro, zinco, cálcio, selênio e fósforo.

O ovo também possui uma quantidade significativa de antioxidantespoderosos, como a luteína e a zeaxantina, que favorecem a saúde dos olhos e previnem a degeneração macular.

É rico em colina, um nutriente fundamental para a memória e a função cerebral. Recomenda-se, inclusive, que mulheres grávidas aumentem o consumo de colina, já que ela ajuda no desenvolvimento do feto.

E para encerrar , uma receita que eu adorei!

Salada morna:

-01 colher (sopa) de manteiga -100 g de presunto cru em fatias finas -200 g de aspargos verdes bem finos -1/2 limão -01 colher (sopa) de azeite de oliva -02 latas (peso bruto de 400 g) de lentilhas em conserva, enxaguadas e escorridas -sal e pimenta-do-reino a gosto -04 ovos


Vinagrete: -100 g de tomates sweet grape -02 colheres (chá) de vinagre de jerez -01 dente de alho finamente picado -01 colher (sopa) de mostarda à l’ancienne -01 pitada de açúcar -sal marinho e pimenta-do-reino preta -1/3 de xícara de azeite de oliva


Montagem: -100 g de radicchio -04 rabanetes fatiados na mandolina -folhas de orégano fresco -4-6 fatias de ciabatta tostada e partida em pedaços

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