top of page
  • Foto do escritor@solangepalma

Rumo aos 70

Atualizado: 2 de set. de 2020

Quanto tempo se passou desde que você completou trinta anos, até que chegasse aos cinquenta? Se sua resposta foi: vinte anos, claro! Bem então divergimos, porque no meu caso parece que foram uns cinco apenas.

Eu estava me achando o máximo por me tornar balzaquiana e de repente virei cinquentona. Fazendo um retrospecto percebi que até então a preocupação com o envelhecer bem era mais estética e até que eu consegui cumprir esta tarefa de forma razoável.

Mas foi na academia, quando disse a um professor que meu desempenho em trilhas-nível moderado para médio, havia melhorado e ele orgulhosamente respondeu: que bom! Você estará conseguindo amarrar seus próprios sapatos quando tiver setenta anos.

De início assustei. Como assim? Tão simples amarrar sapatos! Nem tanto.

Repita este movimento e veja quanta mobilidade ele exige do corpo sem que tenha se dado conta e então entenda o que é preciso fazer, neste momento para que daqui a vinte anos isto seja um reflexo e não um sacrifício.

Quando falo em alimentação saudável e atividade física eu me refiro a estar me preparando para um envelhecimento saudável, podendo exercer ainda várias atividades, como viajar, manter bons relacionamentos com família e amigos e principalmente manter minha autonomia.

Certamente que não há garantias de resultamos, mas se levarmos em consideração a máxima “você colhe o que planta” , eu estou plantando longevidade, com qualidade de vida e espero colher. 

47b799_137833adf4bd424e8a41bf094faf7184-mv2

Iniciei mudança de hábitos que incluem alimentação saudável, exercícios físicos rotineiros e dormir bem.

Não foi, não é e não está sendo fácil e esta expressão deve-se ao fato de que quando mudamos um hábito não é para sempre, corremos risco de recaídas e isto é normal e esperado.

Até encontrarmos uma dieta adequada ao nosso estilo de vida e ao nosso organismo parece que nada vai dar certo e caímos na antiga rotina com frustração e ainda mais, que inveja de quem consegue!

No momento eu estou me sentindo bem e obtendo os resultados que eu desejei nos meus  treinos, que são melhoria do condicionamento cardiovascular, mobilidade e força. Claro que resultados estéticos começas aparecer e isto anima muito.

Mas a dieta é muito difícil para mim. Os doces e chocolates são praticamente uma droga para meu organismo, não posso comer um pedacinho que vem a falta total de controle e como quantidades consideradas absurdas para um ser humano e ai vão-se dias de dieta saudável por água abaixo.

O corpo se ressente do excesso de açúcar da mesma forma que do álcool e no dia seguinte a esta ingestão exagerada vem a “ressaca”. Acreditem, é igual.

Mas o fato de querer fazer ainda tanta coisa na vida  e de ter m dado conta de que os setenta anos estão batendo a minha porta, esta me fazendo insistir e nos últimos meses tenho percebido melhoras como menos dores na coluna cervical e melhores noites de sono.

Existem vários tipos de investimentos, mas nenhum tão rentável quanto investir na saúde e temos hoje muita tecnologia e medicina a nosso favor.

Uma boa orientação nutricional e física não são coisas difíceis de se conseguir e para realiza-las é necessário um pouco de esforço sim, ou melhor, mais do que isto, exige mudança de hábito.

Quando for inicial qualquer programa pense: estou mudando um hábito e então programe-se para ir aos poucos, realizando uma mudança de cada vez. Lembre-se que mudando um hábito você muda uma vida e ai o processo desencadeia.

47b799_815f41acdeb64d65b1c2f84cb85dbaf6-mv2_d_2048_1536_s_2

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page