top of page
  • Foto do escritor@solangepalma

Setúbal #lugarzinhos

Portugal tem sido um destino bastante procurado por turistas do mundo todo e, principalmente pelos brasileiros. O turismo foi o principal fator da retomada da estabilidade econômica no país.

Muito explorada sua encantadora capital, Lisboa, me fascina particularmente pela nossa história envolvendo a vinda da família real às pressas para o Brasil, fugida da invasão de Napoleão.

Acho incrível poder contemplar o cenário de onde partiram as naus com 15 mil portugueses que adentraram o mar, junto com suas riquezas, bibliotecas, documentos e obras de arte e tudo mais que puderam carregar, escoltados pela marinha inglesa. Uma aventura e tanto para qualquer época. Recomeçar em um lugar completamente desconhecido.

Pontos obrigatórios como a Praça do Comércio, Castelo de São Jorge, Igreja de São Roque, Torre de Belém, Palácio da ajuda, fazem parte de qualquer roteiro.

Mas a minha dica de lugarzinho é Setúbal. Atravessando o rio Tejo pela ponte Vasco da Gama, apenas 30 km a separam de Lisboa. 

47b799_3f25ffe4abc94c61ad291e2aee7be1db-mv2

A ponte, a maior de Europa, já é o início do passeio. Atirantada para os portugueses e estaiada conhecida por nós é o tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte, oferece uma vista maravilhosa da cidade.

Setúbal, uma das mais belas regiões de turismo de Portugal e eleita como melhor destino gastronômico pela Revista Wine em 2015. Possui restaurantes tradicionais, que tratam o peixe com sabedoria.

Tem mar, rio e serra, vinhos e queijos e o Mercado de peixe do Livramento que é um dos mais famosos do mundo. Não se conhece um país se não passar ao menos por um mercado. Lá estão as tradições e os costumes de um povo.

Mas aqui eu vou deixar mais uma dica Setúbal não deixe de conhecer o Snack Bar Florida, na Praceta Fernando Pessoa, 34.

Café da manhã, almoço, jantar, bebidas, você encontrará de tudo e o ambiente para todos, casais, grupos de amigos, famílias. Típico snack bar local especialista em peixes e frutos do mar.

carte

Você pode se acomodar nas mesas no interior da casa, ou na praça, ao lado da churrasqueira onde são assadas as famosas e deliciosas sardinhas, servidas sobre uma fatia de pão português, que absorverá todo o suco e a gordura do peixe para ser degustado pecaminosamente no final, fechando com um maravilhoso vinho.

E por fim experimente o petisco de moluscos, pequenos caracóis vindos do Marrocos , cozidos com especiarias e servidos com pão e azeite.

Como vê, um “lugarzinho” é muito relativo, depende de onde você se encontra no momento.

Snack Bar Florida

Praceta Fernando Pessoa , 34

Setúbal – Portugal

@snackbar.florida

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page