top of page
  • Foto do escritor@solangepalma

Terrário, a energia em potes

Você certamente já ouviu falar  em terrário e muito provavelmente tenha pronunciado- que graça!

O terrário é basicamente um recipiente onde se reproduzem as condições ambientais necessárias para que  seres vivos, total ou parcialmente terrestres, habitem.

Podem ter diversos tamanhos e  materiais, não apenas vidro; são comuns os terrários de madeira, rede metálica, acrílico, etc e possuem sempre pelo menos uma de suas paredes feita de algum material transparente para facilitar a visão do interior, e normalmente contém pedras, carvão, terra e plantas que permitem observar o comportamento dos seres vivos no mundo natural.

No âmbito da botânica, um terrário simula  pequenas estufas onde que se recriam as condições de um ambiente, ou seja umidade e temperatura altas e constantes, possibilitando o cultivo de plantas tropicais e subtropicais.

Mas foi em visita recente  a uma amiga que me surpreendi com estas pequenas obras de arte criadas por sua filha, a ex – estudante de design Lais Rodriguez.

Digo “ex” porque um dos motivos que a levou a abandonar o curso foi a inconformidade com a quantidade de lixo que o seu trabalho produzia, principalmente embalagens. Sendo muito voltada para assuntos que envolvem sustentabilidade, atualmente viu nesse lixo uma forma de recuperar vida.

Não bastasse o talento para criação, nos últimos cinco anos vem se dedicando a dança e diga-se que o faz com  uma delicadeza inebriante de gestos e expressões que sempre me fascinaram. Foi aí que entendi de onde vem tanta harmonia e paz.

Por meio de sua profissão Lais acabou tendo maior contato com sua ancestralidade indígena e sua relação com a terra vem se ampliando cada vez mais, sendo adepta da criação de hortas em espaços alternativos e sentindo grande responsabilidade em ajudar o meio ambiente e propiciar para si e para os outros o maior contato com a natureza.

Agora está investindo em trazer a energia das plantas mais para perto unindo os conhecimentos adquiridos em arte e reciclagem.

Para aqueles que não têm tempo e/ou espaço de cuidar de uma horta, mas ainda querem ter a energia das plantas por perto os terrários são a escolha perfeita pois criam um ecossistema aberto ou fechado, que pode ser regando muito raramente, não necessita de muita luz e ainda podem trazer mais cor vida e alegria para casa e nesse caso ainda ajudar o meio ambiente transformando o que seria lixo em vida, já que todos os recipientes são reciclados.

O preço também é acessível ao público variando entre R$ 10,00  R$ 60,00  ( no caso do conjuntos).

Para mim, que adoro presentear flores, agora tenho mais uma opção, pois acho que é uma das formas mais delicadas de desejarmos a alguém boas energias, paz, saúde, felicidade e amor.

Facebook:  Conversa-a  flora

 WhatsApp: 19 9 99326170

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page