top of page
  • Foto do escritor@solangepalma

Vinhos & Mulheres

Atualizado: 2 de set. de 2020



O mundo dos vinhos definitivamente não apenas conquistou  os brasileiros, como vem fazendo deles exigentes consumidores.


Com um mercado promissor, muitos distribuidores e vinícolas foram introduzindo cursos, exposições e eventos, no início modestos e eu me refiro aos do começo da década passada, com a finalidade de educar, no sentido mais amplo, o paladar deste público para a mais celebre das bebidas.


Assim sendo mais e mais apreciadores passaram a respeitar o bom vinho e a distingui-lo em cada momento em a ser degustado. O valor de uma bebida produzida artesanalmente e que demanda anos até que esteja própria para nosso deleite ou a descontração de um jovem com frescor para momentos mais cotidianos.


Não demorou para que o público feminino também se organizasse a fim de usufruir de bons momentos regados a vinho,  com exclusividade e, lógico, com glamour.


Em Campinas um grupo cada vez maior me chamou atenção. Com encontros mensais em um dos melhores restaurantes da cidade, elas se reúnem em verdadeiro clima de festa, como a mulher merece. Roupas, cabelos, maquiagem e lá se vão porque hoje  a nossa noite é delas! Aliás no último ano minha também, porque tive o prazer de poder comparecer a vários destes encontros.


A decoração é cuidadosamente pensada de acordo com o tema do mês e não se repete. Pratos e vinhos harmonizam-se com delicadeza e ao mesmo tempo com força e potência homenageando as divas do evento. A cada mês , diferentes castas, diferentes aromas , harmonizações.


A Confraria Meia Taça já tem quatro anos e hoje é comandada pela cirurgião dentista Cassia Cavallari.


Amante da profissão, ela também sempre gostou de festas e de reunir pessoas e esta foi a intenção da confraria, porém apenas para mulheres.


As reuniões começam com uma apresentação, ou  aula  ministrada por um Sommelier onde é feita a degustação. Após o aprendizado, o jantar harmonizado com os vinhos da noite levando a viagens pela história e lugares do mundo. Os pratos são introduzidos em ordem com as harmonizações e tudo flui em clima de imenso prazer.


Se a gula é um pecado capital, perdoem-nos, mas nós o cometemos e ainda digo que não só mensalmente. A confraria também realiza viagens.


Este ano parte do grupo foi a Portugal e esta não é a primeira a ventura a vinículos do mundo. Também já estiveram em Mendoza – Argentina e em Montevidéo e Punta del Este – Uruguay. Nestes eventos abre-se uma exceção para os homens como acompanhantes de suas confreiras, estreitando vínculos e fortalecendo o grupo.


A Confraria também oferece cursos específicos, onde os temas são abordados com mais profundidade e não interferem nos encontros mensais.


Com tanto sucesso da Confraria Meia Taça Campinas, foi criado o “Clube de Vantagens Confraria Meia Taça“ onde vários parceiros oferecem benefícios as Confreiras.


Ou seja, mulheres são um público que sabe fazer jus a multifuncionalidade. Com um único intuito de apreciar vinhos acabou-se criando um foco de entretenimento, benefícios e muito prazer.


Um brinde merecido! E que todas nós levantemos nossas taças. Ou melhor diria, uma meia taça!



Confraria Meia Taça Campinas

@confrariameiatacacampinas

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page