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  • Foto do escritor@solangepalma

Boas maneiras no trabalho

Periodicamente recebo da querida Vanise Perez, diretora do MÉTODO DeROSE CAMBUÍ conteúdos interessantes, não sobre a pratica da Ioga propriamente dita, mas sempre algo que pode ser melhorado no comportamento, nas atitudes, na vivência e na convivência.

Esta semana foram dicas muito interessantes de boas maneiras, mas não aquelas que nossas mães nos ensinaram ou as que absorvemos ao longo do tempo de acordo com os

grupos sociais que convivemos, mas das que devemos praticar no ambiente de trabalho.

Chegamos ao mercado com formação acadêmica, mas não preparados para a convivência em um ambiente diverso da nossa família ou círculo de amizades e quantas vezes nos encontramos em situações difíceis em razão disto.

Empresas hoje valorizam a contratação de profissionais hábeis em se relacionar, além de sua competência técnica.

Ao verificar os itens listados por por Nelson Botter Junior, escritor e especialista em marketing de serviços pela FGV e international business pela ILSC – Canadá, eu observei que tenho este comportamento no ambiente de trabalho e isto me trouxe satisfação.

Boas maneiras, no meu entender, acabam tornando-se o seu “selo de qualidade”, aquilo que irá diferenciá-lo e como verá logo, não se trata de etiqueta social.

•   Cultive amizades. Mantenha contato com as pessoas sempre que puder (dentro e fora do ambiente de trabalho) e não somente quando precisar delas. Mostre que você se importa realmente com elas. Faça seu “Networking” (Rede de Relacionamentos) ficar cada vez maior. •   Ouça com atenção: um bom ouvinte tem habilidades para manter fortes relacionamentos profissionais. •   Cumprimente a todos, mesmo aquelas pessoas que você não conhece direito. •    Faça elogios verdadeiros às pessoas. Aprenda a enxergar os pontos positivos de cada um e enalteça-os. Mas lembre-se que elogiar não é bajular! •     Não seja teimoso. Saiba mudar sua opinião se outra pessoa lhe mostrar argumentos concretos e críveis. •     Não entre em choque direto com os outros. Tenha paciência e saiba conduzir uma conversa de forma tranquila e amigável, mostrando seus argumentos com exemplos práticos. Assim, você conseguirá convencer de maneira simpática e eficiente. •     Procure sorrir mais e contagiar as pessoas com uma atitude positiva. Torne sua presença agradável. •     Esteja sempre à disposição para ajudar. Evite o “isso não é comigo” e procure soluções para seus colegas, mesmo quando o assunto não lhe diz respeito. •     Procure se informar sobre diferentes culturas e seus respectivos tipos de comportamento. Isso demonstra conhecimento e ajuda a evitar gafes desagradáveis.

Se você gostou experimente levar essas dicas para sua vida profissional, possivelmente você contagiará pelo exemplo os seus colegas de trabalho, parceiros e fornecedores.

Fonte: Vanise Perez Diretora do Método DeRose Cambuí

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