top of page
  • Foto do escritor@solangepalma

São Luiz do Paraitinga - SP



São Luiz do Paraitinga na região do Vale do Paraíba, foi tombado como Patrimônio Cultural Nacional devido ao seu Centro Histórico e suas tradições caipiras, incluindo a Folia do Divino e o Carnaval de Marchinhas e é o que eu chamo também de lugarzinho.


Em 2010,  uma forte enchente do Rio Paraitinga fez perder oito de seus edifícios históricos, incluindo a Igreja Matriz do município, construída no século XVII. As imagens foram registradas por um cinegrafista amador e exibidas em vários telejornais, comovendo o país. Dentre seus atrativos, destacam-se, na área urbana, seu conjunto arquitetônico, declarados como Patrimônio Cultural Brasileiro.


No centro da cidade, próximo a igreja encontram-se tradicionais feirinhas de artesanato, restaurantes e bares onde você poderá se sentar e observar como a vida passa lentamente nestes lugares enquanto degusta um excelente sanduíche de contra filé com uma cerveja geladíssima.

Moradores que se sentam na praça para o jogo de cartas ou dominó, ou reúnem-se nos bares para assistir a partida de futebol compõe o roteiro da vida urbana.


No turismo ecológico e de aventura é de tirar o folego,destacam-se várias trilhas, como a da Pirapitinga, do Corcovado, do Poço do Pito, do Ipiranga e do Rio Grande e os raftings no Parque Estadual da Serra do Mar,  Núcleo Santa Virgínia, com duração de 6 horas e Brazadão, com duração de 4 horas: ambos realizados no Rio Paraibuna.


Mas se não quiser fazer nada disto, apenas vá de carro até o mirante, a vista é um luxo para poucos.


O carnaval de marchinhas, recebe a cada ano mais turistas e é destaque na imprensa nacional e internacional, você poderá ver nas casas os famosos bonecos sendo preparados para o desfile dos blocos.


A cidade está localizada na Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125), no km 42 entre Taubaté (saída 111 da Rodovia Presidente Dutra) e Ubatuba (BR 101).

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page