top of page
  • Foto do escritor@solangepalma

Glúten é o vilão da vez?

Certamente você já leu nas embalagens de alimentos: “Contém glúten” ou “Não contém glúten”e deve ter se perguntado: “O que é glúten?”

Glúten é uma proteína encontrada no trigo, grãos como  centeio,  no malte e na cevada.

Ele provoca reações adversas em pessoas que têm intolerância a glúten, os Celíacos.

Na alimentação ocidental ele é muito comum, tornando difícil a tarefa de retira-lo de qualquer dieta. No entanto, evitar o consumo de glúten pode oferecer uma série de benefícios.

Mesmo que você não seja celíaco(a), perceberá várias mudanças em seu organismo ao retirar o glúten da sua dieta. Quando ingerimos grandes quantidades dessa substância, pode acontecer um tipo de hipersensibilidade que gera a inflamação do intestino e das células.

Você já se sentiu estufada logo após comer pedaços de pizza? Esse é o efeito do glúten nas suas células, que retêm liquido, causando o inchaço.

Entenda que “sem glúten” não significa menos calórico. A diminuição na ingestão da proteína apenas ajuda na melhor digestão dos alimentos e menor retenção hídrica. O que colabora bastante  bastante em qualquer tipo de dieta.

Por estes e outros benefícios este tipo de dieta tem encontrado muitos adeptos , além dos celíacos , inclusive eu.

Um bom início é procurar comer alimentos integrais como frutas, legumes, frango, peixe e carne magra (tudo sem glúten).

Mas como fico sem o pãozinho? Ai entram alternativas de farinhas isentas de glúten, igualmente calóricas como já disse, mas de melhor digestão. Exemplos são  farinha de arroz, de maracujá, de coco, polvilho ou a tão na moda, tapioca .

Algumas receitas já testei e adotei no meu dia a dia, compartilhando em minha página do Facebook, como esta do pãozinho.

Além de saboroso, muito fácil de fazer. Acompanha facilmente ovos, queijos e café pela manhã ou no lanchinho a tarde.

Pão caseiro sem Glúten

-01 Xícara de polvilho azedo

47b799_efd80a02f40a4f57a3f82c52247f1fb4-mv2

-½ Xícara de Tapioca

-½ Xícara de farinha de Linhaça

-03 Ovos

-04 Colheres de sopa de azeite

-01 Colher de sopa de fermento em pó

-Sal a gosto

Misture tudo muito bem e leve para assar em forma de silicone para pão em forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos e pronto!

Espere esfriar e bom apetite!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page