top of page
  • Foto do escritor@solangepalma

Shiatsu contra a dor

Os que me conhecem sabem que sofro de fortes crises de dores cervicais por conta de tensão muscular.

A atividade física também é recomendada para isto pois fortalece a musculatura das costas tornando-a mais resistente as contrações involuntárias que a tensão provoca. 

47b799_b64f31fc9e834a169d96a0a58e9f029b-mv2_d_4368_2904_s_4_2

Se permitir que a dor, inicialmente incômoda avance, a solução são os anti inflamatórios e analgésicos, mas isto ninguém quer.

Foi em busca de uma solução alternativa que encontrei o Shiatsu e posso testemunhar sobre seus benefícios.

Apesar de ser originária na China, foi no Japão que o Shiatsu se tornou a terapia corporal do modo como é conhecida hoje.

Ideal para tratar dores no pescoço, costas e joelho, a massagem utiliza o toque das mãos para reequilibrar a energia vital que circula pelo corpo em canais chamados de meridianos.

Shiatsu é derivada do japonês e quer dizer “pressão dos dedos” (SHI significa “dedo” e ATSU “pressão”).

Tem uma abordagem terapêutica semelhante à usada na acupuntura e além da sua eficácia no tratamento de dores e mal-estar físico ou psicológico, o Shiatsu é tem também um efeito preventivo.

A terapia é baseada na medicina oriental, que acredita que da mesma forma que o homem recebe a energia positiva da terra, o Yin, também está relacionado à energia negativa do cosmos, o Yang. Para o Shiatsu, os pontos doloridos no nosso corpo são, portanto, resultado do desequilíbrio entre os dois pólos energéticos, causando bloqueio de energia vital e dor.

Por isso a massagem utiliza pressão, fricção e movimentação de articulações e estruturas musculoesqueléticas, entre outras técnicas, a fim de promover a circulação da energia obstruída.

O Shiatsu pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade e não apresenta efeitos colaterais, desde que feito corretamente. Portanto e escolha de um profissional experiente e capacitado é essencial.

Sempre buscando alternativas saudáveis, aliadas a bons hábitos alimentares e atividades físicas, podemos encontrar soluções para o tão sonhado envelhecimento com qualidade de vida.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page